sábado, 22 de junho de 2013

Elétrico!

Lord Paul Drayson, antigo ministro da ciência e tecnologia da Inglaterra, é um homem à frente de seu tempo – além de um grande entusiasta do automobilismo, a ponto de disputar as 24 Horas de Le Mans, ter equipe na American Le Mans Series e, claro, vencer corridas.
A Drayson Racing, escuderia de sua propriedade, passou um ano sabático e em 2012 regressa com uma proposta inovadora, que pode sinalizar um futuro diferente para o automobilismo mundial.
Trata-se do lançamento do primeiro Esporte-Protótipo LMP1 totalmente movido a energia elétrica.


O powertrain gerador de energia elétrica do protótipo com chassis Lola, batizado B12/69V, foi desenvolvido na Drayson Racing Technologies, em Oxford e denominado 4X2-640. De acordo com as informações do site daRacecar Engineering, o Lola elétrico da Drayson Racing tem peso de 1085 kg e a potência seria de 850 HP – um número tanto quanto exagerado para o que os LMP1 de hoje debitam com seus motores com menos de 4 litros de capacidade cúbica.
Resta saber se um protótipo LMP1 elétrico poderia ser considerado elegível para correr no World Endurance Championship e principalmente nas 24 Horas de Le Mans, uma vez que o ACO oferece pelo menos uma vaga a projetos tidos como “inovadores”.
E cá pra nós, esse Lola B12/69V da Drayson Racing seria até mais interessante de se ver em Sarthe do que o Delta Wing…

Nenhum comentário:

Postar um comentário